Assine a petição

Ouça o recado Yanomami

A campanha #ForaGarimpoForaCovid é uma iniciativa do Fórum de Lideranças Yanomami e Ye'kwana e da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Associação Wanasseduume Ye'kwana (SEDUUME), Associação das Mulheres Yanomami Kumirayoma (AMYK), Texoli Associação Ninam do Estado de Roraima (TANER), Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (AYRCA).
As comunidades da Terra Indígena Yanomami estão gravemente ameaçadas! No passado, perdemos muitos de nossos familiares para as doenças que os não indígenas trouxeram e ainda hoje sofremos com essas perdas. Não queremos que tragam mais doenças,
ameaçando a vida de nossos parentes.
Hoje, estamos mais uma vez sob risco de Xawara (epidemia) trazida pelos não indígenas, que vocês estão chamando de Coronavírus. Nossas comunidades ficam muito distantes das cidades e já estão sofrendo com o aumento
dos casos de malária, sem atendimento suficiente para cuidar de nossos familiares que estão doentes. Não queremos que essa situação piore ainda mais, com a chegada do Coronavírus.

As comunidades da Terra Indígena Yanomami estão gravemente ameaçadas! No passado, perdemos muitos de nossos familiares para as doenças que os não indígenas trouxeram e ainda hoje sofremos com essas perdas. Não queremos que tragam mais doenças, ameaçando a vida de nossos parentes.

Hoje, estamos mais uma vez sob risco de Xawara (epidemia) trazida pelos não indígenas, que vocês estão chamando de Coronavírus. Nossas comunidades ficam muito distantes das cidades e já estão sofrendo com o aumento dos casos de malária, sem atendimento suficiente para cuidar de nossos familiares que estão doentes. Não queremos que essa situação piore ainda mais, com a chegada do Coronavírus.

Precisamos urgentemente evitar que mais doenças se espalhem entre nós. Garimpeiros entram e saem de nossas terras em busca de ouro, sem nenhum controle. Eles circulam entre nossas comunidades sem nenhuma prevenção de saúde, é questão de tempo até que a Xawara do Coronavírus se espalhe entre nós. Estamos também preocupados com os Moxihatëtëa, grupos de indígenas em isolamento voluntário, que não sabem
nada das Xawara que os não indígenas trazem. É preciso impedir que essa invasão cause mais uma tragédia. Precisamos proteger a vida dos Yanomami e Ye’kwana!
O Fórum de Lideranças da Terra Indígena Yanomami já decidiu que queremos viver sem garimpo e com saúde. É preciso agir antes que seja tarde. Junte-se a nós para impedir que nossas famílias sejam contaminadas
pelo Coronavírus exigindo que as autoridades do Ministério de Justiça e Ministério da Saúde tomem medidas urgentes em conjunto com outros órgãos do governo para uma ação coordenada e com devidas precauções técnicas sanitárias a fim de promover a desintrusão total dos garimpeiros que ainda estão em nossas terras.

Precisamos urgentemente evitar que mais doenças se espalhem entre nós. Garimpeiros entram e saem de nossas terras em busca de ouro, sem nenhum controle. Eles circulam entre nossas comunidades sem nenhuma prevenção de saúde, é questão de tempo até que a Xawara do Coronavírus se espalhe entre nós. Estamos também preocupados com os Moxihatëtëa, grupos de indígenas em isolamento voluntário, que não sabem nada das Xawara que os não indígenas trazem. É preciso impedir que essa invasão cause mais uma tragédia. Precisamos proteger a vida dos Yanomami e Ye’kwana!

O Fórum de Lideranças da Terra Indígena Yanomami já decidiu que queremos viver sem garimpo e com saúde. É preciso agir antes que seja tarde. Junte-se a nós para impedir que nossas famílias sejam contaminadas pelo Coronavírus exigindo que as autoridades do Ministério de Justiça e Ministério da Saúde tomem medidas urgentes em conjunto com outros órgãos do governo para uma ação coordenada e com devidas precauções técnicas sanitárias a fim de promover a desintrusão total dos garimpeiros que ainda estão em nossas terras.

Esta petição será enviada para:
Rodrigo Maia Presidente da
Câmara dos Deputados
Davi Alcolumbre Presidente do
Senado Federal
Eduardo Fortunato Bim Presidente do
IBAMA
Fernando Azevedo Ministro da Defesa
e Forças Armadas
André Mendonça Ministro da Justiça
e Segurança Pública
Gal. Hamilton Mourão Vice-presidente da
República

Você pode impedir
o genocídio Yanomami

As comunidades Yanomami estão gravemente ameaçadas pela Covid-19. Se os garimpeiros continuarem em suas terras, todos os indígenas serão contaminados. Desintrusão já.
Assine a petição e impeça a dizimação do nosso povo.

Assine a petição


Compartilhe

Espalhe a petição em suas redes sociais e consiga mais assinaturas.

Pressione via twitter

Clique no botão abaixo para que as seguintes mensagens sejam enviadas em seu nome pelo Twitter:

@RodrigoMaia + @CamaraDeputados

"Dep. @RodrigoMaia, você pode salvar os #Yanomami da contaminação. O que a @CamaraDeputados vai fazer para que o governo retire os garimpeiros da Terra Indígena Yanomami e afaste a #Covid19 das suas famílias? #ForaGarimpoForaCovid! #DesintrusãoJá!"

@DaviAlcolumbre + @SenadoFederal

"Senador @DaviAlcolumbre, o @SenadoFederal precisa fazer algo para que o governo retire os garimpeiros da Terra Indígena #Yanomami e afaste a #Covid19 das suas famílias. Impeça a morte dos índios agora mesmo. #ForaGarimpoForaCovid! #DesintrusãoJá!"

@brasil_IBAMA

"Não lave as mãos para o problema, Eduardo Fortunato. É obrigação do @brasil_IBAMA afastar os garimpeiros da floresta e retirar quem transmite a #Covid19 para os #Yanomami. É hora de agir. #ForaGarimpoForaCovid! #DesintrusãoJá!"

@defesagovbr + @ffaabrasil

"Não lave as mãos e ignore o problema, Fernando Azevedo. O @DefesaGovBr pode retirar os garimpeiros da Terra Indígena #Yanomami e afastar quem transmite a #Covid19 para os indígenas. #ForaGarimpoForaCovid! #DesintrusãoJá!"

@AmendoncaMJSP + @JusticaGovBR (@funaioficial)

"Ministro @AmendoncaMJSP, salve os #Yanomami da contaminação. O @JusticaGovBR precisa retirar os garimpeiros da Terra Indígena Yanomami imediatamente. Afaste a #Covid19 da floresta, evite uma tragédia. #ForaGarimpoForaCovid! #DesintrusãoJá!"

@GeneralMourao

"Você pode salvar os #Yanomami da #pandemia, @GeneralMourao. Os garimpeiros são os principais vetores da #Covid19 e só uma ação coordenada para retirá-los da Terra Indígena Yanomami pode evitar milhares de mortes. #ForaGarimpoForaCovid! #DesintrusãoJá!"

A Campanha nas redes